Todo artista que visa o sucesso
em sua carreira musical deve estar atento às novas demandas do mercado. Mais do
que medir se uma música é comercial ou não, as paradas musicais de cada país
servem para retratar o interesse do público em determinada canção,
utilizando-se de critérios específicos que podem variar de país para país.
Foto: Reprodução
É um consenso que a principal
parada musical mundial é a Billboard que muito além de uma revista
norte-americana, mostra quais as músicas que estão no gosto do povo estadunidense
semanalmente. Indiscutível que toda essa importância da Billboard está atrelada
a relevância dos Estados Unidos no comércio e na política mundial. Entretanto,
as paradas de sucesso americanas têm uma metodologia tão organizada que além de
medir as 100 músicas de maiores sucessos no país, a publicação retrata também
esse sucesso em seguimentos de determinados gêneros: como o Pop, o R&B/Hip
Hop, o Country, o Rock, o Gospel, dentre outros seguimentos de rádios. Aqui vou
me deter na metodologia utilizada pela revista americana Billboard para decidir
quais as 100 músicas de maior sucesso na semana no país: a revista utiliza a
audiência nas rádios (que é cumulativa), as vendas digitais de cada música
durante a semana e os streamings (serviços on demand, como o Spotify, e
visualizações no YouTube). Para esse tripé – audiência, vendas, streamings – a
Billboard distribui pesos diferentes. Atualmente, os streamings possuem peso
maior, seguido pelas vendas digitais e a audiência com um peso levemente
inferior.
A verdade é que com a força dos
streamings, apertar o play do vídeo de seu artista favorito nunca colaborou
tanto para o sucesso dele como vem acontecendo desde 2012. Alguns casos são
mais válidos para retratar essa realidade: os vídeos de “Ai Se Eu Te Pego!”,
“Gangnam Style”, “Halem Shake”, “Wrecking Ball” e “Anaconda”. Desses cinco,
apenas os dois últimos estão contidos dentro do canal VEVO, que é o canal
utilizado pelos artistas para fazerem upload de seus vídeos oficiais. Entretanto,
as visualizações para a contagem de streaming só servem dos usuários que estão
no país de onde é a parada musical. Um acesso de um brasileiro que esteja no
Brasil não contará para as paradas musicais americanas, porém se um brasileiro
acessar um vídeo estando nos Estados Unidos, então esse acesso é contabilizado.
Vídeo oficial da canção "Anaconda"
Antes de explicitar a relevância
dos streamings com pequenos estudos de caso, vale ressaltar que a metodologia
que a Billboard utiliza para contabilizar as paradas musicais americanas passou
a ser usada também por outras paradas musicais de outros países com o passar do
tempo, a exemplo do Reino Unido que quebrou uma tradição onde as vendas
semanais detinham quase todo o peso sobre a ordem dos charts semanais e passou
a fornecer uma parcela de significância aos streamings. Países como a Espanha,
por exemplo, já possuem uma parada musical destinada inteiramente aos
streamings realizados no país. O Brasil, infelizmente, ainda não possui uma
parada musical que seja inteiramente segura, cabendo ao Crowley Broadcast
Analysis monitoras as estações de rádios do país, sem haver divulgação de
vendas semanais dos singles no iTunes brasileiro (embora as vendas por esse
serviço no Brasil ainda sejam bem pequenas), nem quantidade de execuções de um
determinado vídeo no YouTube, como acontece em países como Estados Unidos e
Reino Unido.
Já no ano de 2010, os vídeos
passaram a atingir muitas visualizações em pouco tempo, com Bad Roamance de
Lady GaGa, Baby de Justin Bieber e Waka Waka da Shakira, passando rapidamente
dos 300 milhões de acessos em pouco tempo. No ano seguinte, On the Floor
superou o vídeo da artista pop Lady GaGa e se tornou o vídeo feminino mais
visto de todos os tempos, posição que ocupa até o momento. Foi nesse ano também
que o cantor sertanejo brasileiro Michel Teló atingiu o topo das paradas de
países como Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Suíça, França, dentre tantos
outros, e começou a ganhar muitos acessos para um vídeo brasileiro. Atualmente,
o vídeo da canção “Ai Se Eu Te Pego!” possui mais de 500 milhões de
visualizações e, graças ao sucesso da canção nas rádios latinas dos Estados
Unidos e dos acessos dos americanos ao vídeo da música, Teló se tornou o
primeiro brasileiro a aparecer no Hot 100 da Billboard desde que Sérgio Mendes
ingressou pela última vez nessa parada musical, no final da década de 1970.
Vídeo oficial da canção "Ai Se Eu Te Pego!"
Se o caso de Michel Teló já teve
uma grande repercussão, os dois casos seguintes redefiniram o significado de
sucesso no YouTube. Assim como a canção de Teló, o vídeo de Gangnam Style, do
rapper sul-coreano PSY, não estava cadastrado no canal VEVO. O sucesso da
música foi ainda maior do que aconteceu com Teló e PSY viu seu single de
trabalhar chegar ao topo das principais tabelas musicais de todo o mundo. Mas,
para além do seu sucesso nos charts, não foi a rádio quem impulsionou o sucesso
de “Gangnam Style”, mas sim os acessos ao seu polêmico vídeo. A dança do
cavalo, uma das marcas do vídeo que, segundo o próprio rapper é uma paródia da
burguesia sul-coreana, nunca foi tão acessada como com esse vídeo. Não foi com
dificuldades que “Gangnam Style” se tornou o vídeo mais visto da história do
YouTube, possuindo mais de 2 bilhões de acessos e quebrando o recorde do número de visualizações que o YouTube esperava que algum vídeo pudesse chegar algumdia. O sistema estava preparado pata atender vídeos que
alcançassem até 2.147.483.647 visualizações, número que “Gangnam Style”
ultrapassou já há alguns dias.
Vídeo oficial da canção "Gangnam Style"
Outro caso particular que gerou
bastante polêmica – e levou a Billboard a questionar o poder dos streamings – é
o de Halem Shake. Dessa vez, não foi o vídeo oficial produzido pelo DJ Baauer
para sua música, mas várias paródias de 30 segundos, com pessoas variadas (ou
montagens de filmes, vídeos) em que um trecho da música era tocado. As paródias
de Halem Shake que eram hospedadas no YouTube se espalharam como viral em
diversos países, inclusive no Brasil. Nos Estados Unidos, pela primeira vez na
história das paradas musicais do país, uma música que não havia sido nem a mais
vendida, nem a mais executada pelas rádios na semana chegava ao topo da
principal tabela musical do país. A canção do DJ Bauer chegou ao top 10 de
inúmeros países, como Reino Unido, França e Austrália, porém foi desapareceu
cerca de dois meses e meio depois, de forma tão abrupta como surgiu.
Compilação de 5 paródias com trechos da música "Halem Shake"
Vídeo oficial da canção "Wrecking Ball"
*Texto: Eduardo Bittencourt
*Revisão: Grupo 1
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