Thursday, November 27, 2014

Já deu a sua espiadinha hoje?

Não tem para onde fugir: câmeras para todos os lados, nos banheiros, quartos e cozinha. Tem câmera no jardim, na piscina e na sala de estar. Nesta última, curiosamente, uma televisão que conecta o mundo paralelo da casa vigiada com o mundo externo, através de um elo único representado pelo mestre-sala do grande jogo.

Você não está errado. Estou mesmo falando do Big Brother Brasil.

Dessa vez vamos interromper o play novamente. É necessário para o que nos propomos nessa jornada. Como já sabemos, a Rede Globo fez um acordo com o YouTube, nosso objeto de estudo, fazendo com que os programas da emissora fossem retirados do site. Um método eficaz para garantir um alto número de acessos ao site principal da empresa. Mas, em um momento no qual trazendo à baila discussões sobre privacidade e meios de comunicação massivos, essa é uma boa discussão, e não podemos deixar de fora. Então, mais uma vez, vamos mudar a plataforma de nossos vídeos.

No próximo ano, o reality show Big Brother Brasil apresentará ao público sua 15º edição. O formato ainda é basicamente o mesmo, ainda que traga alterações e novidades em cada ano (afinal, é meio difícil manter o sucesso da atração apostando apenas em seus personagens caricatos): uma dezena de participantes, supostamente escolhidos a esmo, todos colocados na mesma casa. Disputam o prêmio milionário e a atenção e preferência do público, estando sempre ameaçados por eliminações semanais. Tudo isso, claro, enquanto as câmeras instaladas na casa mostram para o público tudo o que acontece lá dentro.

Satisfaça sua curiosidade e espie / Foto: Reprodução

A semelhança com a obra de George Orwell não é mera coincidência. O formato, inspirado no modelo de 1999 criado por John de Mol nos Países Baixos, se baseia na distopia de Orwell, de uma cidade amplamente vigiada pelo governo, com, dentre outros métodos, câmeras por todos os lados. A coisa toda atinge em cheio à massa de telespectadores. Quem não sente uma curiosidade irresistível pela vida alheia? Some isso às constantes brigas, gritos, romances e pessoas bonitas, e tem-se uma receita para o sucesso.

Romances contínuos são a receita para o sucesso.

A atração se expande aos outros meios: na internet, um site que mostra a evolução dos seus personagens-reais favoritos, jogos para entreter, uma loja com os produtos da marca, configurando toda uma estrutura crossmídia. Mas isso não é tudo. Você também pode conferir vídeos do que as pessoas fazem lá dentro, rever partes legendadas e, para os mais viciados, acompanhar tudo por um sistema de pay-per-view, tendo acesso às câmeras da casa 24h por dia.

Essa desistência gratuita da própria privacidade parece fascinar o público, que fica atento a todos os movimentos da casa. Questões sobre a qualidade do programa à parte (a crítica de Veríssimo ilustra bem o que muitas pessoas julgam sobre a atração), é inegável o sucesso do mesmo. Do contrário, ele certamente não estaria há 15 anos no ar. O que é tão fascinante em observar a rotina do outro?

Na nossa Sociedade da Vigilância, nunca foi tão fácil observar o que o outro faz. Seja na televisão, com programas que exibem 24h tudo que um grupo de pessoas faz, seja na esfera mais pessoal, na qual acompanhamos avidamente nossas redes sociais, monitorando o que amigos e conhecidos fazem ou deixam de fazer. A questão é: a exibição se torna gritante, e cada vez mais expomos nossa vida pessoal abertamente: na televisão, na internet, nas rodas de conversa, em tudo.

E sempre tem alguém interessado em vigiar.

*Texto: Debora Rezende
Revisão: Grupo 01

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